quinta-feira, 11 de outubro de 2012

Machado de Assis: bruxo da imaginação

 Joaquim Maria Machado de Assis é considerado o maior escritor brasileiro. Mas por que esse cronista, poeta, dramaturgo, jornalista e romancista ainda é tão louvado nas escolas, universidades e entre leitores de diversas idades? Afrodescendente, nascido no segundo Império, formou-se em escola pública e exerceu cargo público em vários órgãos do governo monarquista.

No entanto, o que nos interessa é a sua capacidade de contar histórias interpretadas e reinterpretadas por artistas de várias modalidades, além de atrair leitores de todas as idades até hoje.
O "Bruxo do Cosme Velho", em seus escritos, narra histórias cômicas, de mistério, de crítca social, filosóficas, de amor, enfim, tem para todo gosto de leitura.

Além de links dedicados à sua obra (na coluna à direita do blog), disporemos, abaixo, algumas dicas para quem quer conhecer melhos a obra desse bruxo da imaginação. O Linguonautas sugere especial atenção com a tese  PEREIRA, Lucia Serrano. O conto machadiano: uma experiência de vertigem. Tese.  Rio Grande do Sul, UFRGS, 2008. O texto é extenso, mas é possível ler capítulos que tratam de contos específicos como "A chinela Turca", "O enfermeiro", "Missa do Galo" e "Noite de almirante".