sábado, 19 de maio de 2012

Navegaremos para a Olimpíada de Língua Portuguesa

 Meninos e meninas, participaremos da Olimpíada de Português - 2012. Todas as turmas terão preparação específica para escrever os gêneros propostos pelo evento.

"A Olimpíada tem caráter bienal e, em anos pares, realiza um concurso de produção de textos que premia as melhores produções de alunos de escolas públicas de todo o país. Na 3ª edição participam professores e alunos do 5º ano do Ensino Fundamental (EF) ao 3º ano do Ensino Médio (EM), nas categorias: Poema no 5º e 6º anos EF; Memórias no 7º e 8º anos EF; Crônica no 9º ano EF e 1º ano EM; Artigo de opinião no 2º e 3º anos EM. Nos anos ímpares, desenvolve ações de formação presencial e a distância, além da realização de estudos e pesquisas, elaboração e produção de recursos e materiais educativos."  

 As etapas do concurso são escolar, municipal, estadual, regional e nacional. Na etapa regional cada gênero proposto (poesia, memória, crônicas e artigo de opinião) será apresentado em um Estado diferente.

As informaçãoes detalhadas podem ser conferidas no Regulamento da Olimpíada de Língua Portuguesa ou na sala de aula, com o(a) prof.(a) de língua.

Na lista de links Sala de Aula, na coluna à direita,  você poderá acessar as coletâneas de Poemas, Memórias, Crônicas e Artigo de Opinião da Olimpíada.

Um abraço do Prof.


segunda-feira, 7 de maio de 2012

O texto como arma, ou o compromisso com a palavra

Meninos e meninas, em nossas aulas constantemente afirmamos que há a necessidade de compromisso com o texto escrito. 
Depois de divulgado, o conteúdo e as intensões do texto passam a ser interpretados e usados por outros leitores, sem nosso controle.

Entre os vários gêneros de textos que podemos produzir, dois merecem atenção especial quando nos referimos ao compromisso com a escrita: o texto científico e o texto jornalístico.

O texto científico pode ser traduzido pelos trabalhos escolares, os fichamentos, os ensaios, relatórios, seminários e artigos que aprenderam ou aprenderão durante o ano letivo. 

 O texto jornalístico é aquele cujo objetivo é informar e auxiliar o leitor a formar sua opinião sobre determinado assunto em jornais, revistas, telejornal  ou radiojornalismo.

Ambos os textos, científico e jornalístico, para funcionar, precisam ter credibilidade e responsabilidade. Usados como uma arma, podem prejudicar  um grupo social ou toda uma sociedade.

Como exemplo da falta de compromisso com as consequências do texto, ou seu uso para prejudicar outros, trazemos uma reportagem da TV Record, que revela o mau uso da escrita praticado pela conhecida revista Veja.

Segundo a reportagem da emissora, durante anos o dono da revista, Victor Civita, e seu grupo de jornalistas, mentiram para os leitores, acusaram sem provas, atacaram pessoas e instituições. Tudo isso para favorecer um grupo de indivíduos e empresas com interesses que prejudicaram os brasileiros.

Após a leitura, reflita sobre seus trabalhos, sobre o que escreve nas redes sociais e nas matérias jornalísticas a serem produzidas por nós.







terça-feira, 1 de maio de 2012

1 de mayo

Nuestras clases dominantes han procurado siempre que los trabajadores no tengan historia, no tengan doctrina, no tengan héroes y mártires. Cada lucha debe empezar de nuevo separada de las luchas anteriores: la experiencia colectiva se pierde, las lecciones se olvidan. La historia aparece así como propiedad privada cuyos dueños son los dueños de todas las otras cosas. Esta vez es posible que se quiebre ese círculo".
Rodolfo Walsh.


Maestra Izabel Lima

1 de maio


Meninos e meninas, o 1 de maio  é um dia, cuja história, foi construída com muita luta, mortes e conquistas. Essa data tem importância fundamental para os trabalhadores como os pais e mesmo alguns de vocês.

Ao contrário do afirmado pela mídia, muitos empresários e o senso comum, não é o dinheiro que move o mundo: é o trabalho.

1º de Maio – Dia Mundial do Trabalho

 “A história do Primeiro de Maio mostra, portanto, que se trata de um dia de luto e de luta, mas não só pela redução da jornada de trabalho, mais também pela conquista de todas as outras reivindicações de quem produz a riqueza da sociedade.” – Perseu Abramo

    O Dia Mundial do Trabalho foi criado em 1889, por um Congresso Socialista realizado em Paris. A data foi escolhida em homenagem à greve geral, que aconteceu em 1º de maio de 1886, em Chicago, o principal centro industrial dos Estados Unidos naquela época.

    Milhares de trabalhadores foram às ruas para protestar contra as condições de trabalho desumanas a que eram submetidos e exigir a redução da jornada de trabalho de 13 para 8 horas diárias. Naquele dia, manifestações, passeatas, piquetes e discursos movimentaram a cidade. Mas a repressão ao movimento foi dura: houve prisões, feridos e até mesmo mortos nos confrontos entre os operários e a polícia.

    Em memória dos mártires de Chicago, das reivindicações operárias que nesta cidade se desenvolveram em 1886 e por tudo o que esse dia significou na luta dos trabalhadores pelos seus direitos, servindo de exemplo para o mundo todo, o dia 1º de maio foi instituído como o Dia Mundial do Trabalho.

Fonte: IBGE / Ministério do Trabalho

Aproveite, e assista ao vídeo com a obra "Operário em construção", de Vinícius de Moraes


Um abraço dos Profs.