domingo, 10 de maio de 2009

Dom Casmurro para 3A e 3B


No primeiro bimestre, tivemos uma vista panorâmica da história do Brasil e mundo no final do século XIX. Na literatura, visitamos Baudelaire, Cruz e Souza e Augusto dos Anjos.

Agora conheceremos mais de perto aquele que é considerado o mais expressivo escritor brasileiro - Machado de Assis.
Enquanto acompanhamos a história de Dom Casmurro pesquisaremos a época, os costumes e a formação da classe média urbana brasileira.

Faremos descobertas surpreendentes no texto machadiano e saberemos o porquê desse autor se manter atual mesmo no século XXI.
Para ajudar na compreensão da obra, temos o link glossário de Dom Casmurro, e a disponibilidade para baixar os textos de Machado de Assis em escritores.

Boa leitura e abraço do Prof!


Classicismo II 1A e 1B

Depois de estudar o amor na Lírica de Camões, vamos conhecer a grande aventura do povo português através da épica camoniana de Os Lusíadas.

Aproveitaremos também para conhecer os mapas históricos do "caminho das índias" percorrido por Vasco da Gama, personagem central dessa narrativa poética formada por 1.102 estrofes de versos decassílabos, ou seja, de dez sílabas rimáticas, somando ao todo 8.816 versos.

Para aprender um pouco mais sobre a importância de Os Lusíadas, acesse os links escritores e sala de aula ao lado.
Um abraço do prof!


sexta-feira, 8 de maio de 2009

Romantismo II para 2A e 2B



Caros alunos, no segundo bimestre veremos em Romantismo II, a poesia abolicionista de Luiz Gama e Castro Alves (fotos).  Vamos descobrir as opções estéticas dos dois autores e a beleza de um estilo de poesia que tem influências até hoje nas artes de variadas áreas, como por exemplo, no rep, na fotografia, nos pequeno filmes do youtube e evidente, em milhares de poemas produzidos por jovens escritores como vocês.

Paralelamente, começaremos a ver a história dos afrodescendentes no Brasil e descobrir o porquê de tanto preconceito contra os negros brasileiros, as formas e a importância de de combatê-lo.

Na seção Escritores, ao lado, vocês poderão acessar uma pequena biografia dos dois autores, um resumo do assunto a ser abordado. Nos links da seção Ciência e Arte, é possível pesquisar textos dos dois autores.
 Boa pesquisa!